Recursos pedagógicos e acessibilidade
Escolas com reserva de vagas para estudantes com deficiência
Definição: | Proporção de escolas ativas que realizam exame de seleção, com reserva de vagas por sistema de cotas para grupos específicos de alunos - pessoa com deficiência (PcD). |
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Método de Cálculo: | Número de escolas ativas que possuem reserva de vagas por sistema de cotas para grupos específicos de alunos - pessoa com deficiência (PcD) / Total de escolas ativas que realizam exame de seleção x 100 |
Fonte dos Dados: | Censo Escolar da Educação Básica |
Período Coberto: | 2019 e 2020 |
Abrangência Geográfica: | Brasil, Regiões, Unidades da Federação, Municípios. |
Filtros: | Região |
Codificação pela CIF: (Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde) | FATORES AMBIENTAIS: |
Bibliografia: | BRASIL. A Convenção sobre Direitos das Pessoas com Deficiência Comentada / Coordenação de Ana Paula Crosara Resende e Flavia Maria de Paiva Vital _ Brasília: Secretaria Especial dos Direitos Humanos. Coordenadoria Nacional para Integração da Pessoa Portadora de Deficiência, 2008. |
Escolas com pelo menos um estudante com deficiência
Definição: | Proporção de escolas ativas com ao menos um estudante com deficiência, transtorno do espectro autista ou altas habilidades/superdotação. |
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Método de Cálculo: | Número de escolas ativas que possuem reserva de vagas por sistema de cotas para grupos específicos de alunos - Pessoa com deficiência (PcD) / Total de escolas ativas que realizam exame de seleção x 100 |
Fonte dos Dados: | Censo Escolar da Educação Básica |
Período Coberto: | 2016-2020 |
Abrangência Geográfica: | Brasil, Regiões, Unidades da Federação, Municípios. |
Filtros: | Região |
Codificação pela CIF: (Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde) | ATIVIDADES e PARTICIPAÇÃO: |
Bibliografia: | BRASIL. A Convenção sobre Direitos das Pessoas com Deficiência Comentada / Coordenação de Ana Paula Crosara Resende e Flavia Maria de Paiva Vital _ Brasília: Secretaria Especial dos Direitos Humanos. Coordenadoria Nacional para Integração da Pessoa Portadora de Deficiência, 2008. |
Escolas com atendimento educacional especializado (AEE)
Definição: | Proporção de escolas ativas que oferecem atendimento educacional especializado (AEE). |
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Método de Cálculo: | Número de escolas ativas que oferecem atendimento educacional especializado (AEE) / Total de escolas ativas x 100 |
Fonte dos Dados: | Censo Escolar da Educação Básica |
Período Coberto: | 2016-2020 |
Abrangência Geográfica: | Brasil, Regiões, Unidades da Federação, Municípios. |
Filtros: | Região |
Codificação pela CIF: (Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde) | FATORES AMBIENTAIS: |
Bibliografia: | BRASIL. A Convenção sobre Direitos das Pessoas com Deficiência Comentada / Coordenação de Ana Paula Crosara Resende e Flavia Maria de Paiva Vital _ Brasília: Secretaria Especial dos Direitos Humanos. Coordenadoria Nacional para Integração da Pessoa Portadora de Deficiência, 2008. |
Escolas com sala de recursos multifuncionais para atendimento educacional especializado (AEE)
Definição: | Proporção de escolas ativas com sala de recursos multifuncionais para atendimento educacional especializado (AEE). |
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Método de Cálculo: | Número de escolas ativas com sala de recursos multifuncionais para atendimento educacional especializado (AEE) / Total de escolas ativas x 100 |
Fonte dos Dados: | Censo Escolar da Educação Básica |
Período Coberto: | 2016-2020 |
Abrangência Geográfica: | Brasil, Regiões, Unidades da Federação, Municípios. |
Filtros: | Região |
Codificação pela CIF: (Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde) | FATORES AMBIENTAIS: |
Bibliografia: | BRASIL. A Convenção sobre Direitos das Pessoas com Deficiência Comentada / Coordenação de Ana Paula Crosara Resende e Flavia Maria de Paiva Vital _ Brasília: Secretaria Especial dos Direitos Humanos. Coordenadoria Nacional para Integração da Pessoa Portadora de Deficiência, 2008. |
Escolas com turma especial exclusiva (classe especial)
Definição: | Proporção de escolas ativas com turma exclusiva (classe especial). |
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Método de Cálculo: | Número de escolas ativas que possuem turma exclusiva (classe especial) / Total de escolas ativas x 100 |
Fonte dos Dados: | Censo Escolar da Educação Básica |
Período Coberto: | 2016-2020 |
Abrangência Geográfica: | Brasil, Regiões, Unidades da Federação, Municípios. |
Filtros: | Região |
Codificação pela CIF: (Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde) | FATORES AMBIENTAIS: |
Bibliografia: | BRASIL. A Convenção sobre Direitos das Pessoas com Deficiência Comentada / Coordenação de Ana Paula Crosara Resende e Flavia Maria de Paiva Vital _ Brasília: Secretaria Especial dos Direitos Humanos. Coordenadoria Nacional para Integração da Pessoa Portadora de Deficiência, 2008. |
Observações: |
Escolas com algum recurso de acessibilidade física
Definição: | Proporção de escolas ativas com algum recurso de acessibilidade física (corrimão e guarda-corpo ou elevador ou vão livre ou rampas), em espaços de circulação interna. |
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Método de Cálculo: | Número de escolas ativas com algum recurso de acessibilidade física (corrimão ou guarda-corpo ou elevador ou vão livre ou rampas) / Total de escolas ativas x 100 |
Fonte dos Dados: | Censo Escolar da Educação Básica |
Período Coberto: | 2019 e 2020 |
Abrangência Geográfica: | Brasil, Regiões, Unidades da Federação, Municípios. |
Filtros: | Região |
Codificação pela CIF: (Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde) | FATORES AMBIENTAIS: |
Bibliografia: | BRASIL. A Convenção sobre Direitos das Pessoas com Deficiência Comentada / Coordenação de Ana Paula Crosara Resende e Flavia Maria de Paiva Vital _ Brasília: Secretaria Especial dos Direitos Humanos. Coordenadoria Nacional para Integração da Pessoa Portadora de Deficiência, 2008. |
Escolas com algum recurso de acessibilidade para pessoas com deficiência visual
Definição: | Proporção de escolas ativas com algum recurso de acessibilidade para pessoa com deficiência visual (pisos táteis ou sinalização sonora ou sinalização tátil), em espaços de circulação interna. |
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Método de Cálculo: | Número de escolas ativas com algum recurso de acessibilidade para pessoas com deficiência visual (pisos táteis ou sinalização sonora ou sinalização tátil) / Total de escolas ativas x 100 |
Fonte dos Dados: | Censo Escolar da Educação Básica |
Período Coberto: | 2019 e 2020 |
Abrangência Geográfica: | Brasil, Regiões, Unidades da Federação, Municípios. |
Filtros: | Região |
Codificação pela CIF: (Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde) | FATORES AMBIENTAIS: |
Bibliografia: | BRASIL. A Convenção sobre Direitos das Pessoas com Deficiência Comentada / Coordenação de Ana Paula Crosara Resende e Flavia Maria de Paiva Vital _ Brasília: Secretaria Especial dos Direitos Humanos. Coordenadoria Nacional para Integração da Pessoa Portadora de Deficiência, 2008. |
Escolas com algum recurso de acessibilidade em áreas de circulação interna
Definição: | Proporção de escolas ativas com algum recurso de acessibilidade para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida,em espaços de circulação interna. |
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Método de Cálculo: | Número de escolas ativas com algum recurso de acessibilidade para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida / Total de escolas ativas x 100 |
Fonte dos Dados: | Censo Escolar da Educação Básica |
Período Coberto: | 2019 e 2020 |
Abrangência Geográfica: | Brasil, Regiões, Unidades da Federação, Municípios. |
Filtros: | Região |
Codificação pela CIF: (Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde) | FATORES AMBIENTAIS: |
Bibliografia: | BRASIL. A Convenção sobre Direitos das Pessoas com Deficiência Comentada / Coordenação de Ana Paula Crosara Resende e Flavia Maria de Paiva Vital _ Brasília: Secretaria Especial dos Direitos Humanos. Coordenadoria Nacional para Integração da Pessoa Portadora de Deficiência, 2008. |
Escolas com uma ou mais salas de aula com acessibilidade
Definição: | Proporção de escolas ativas que oferecem uma ou mais salas de aula com acessibilidade para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. |
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Método de Cálculo: | Número de escolas ativas com uma ou mais salas de aula com acessibilidade para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida / Total de escolas ativas x 100 |
Fonte dos Dados: | Censo Escolar da Educação Básica |
Período Coberto: | 2019 e 2020 |
Abrangência Geográfica: | Brasil, Regiões, Unidades da Federação, Municípios. |
Filtros: | Região |
Codificação pela CIF: (Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde) | FATORES AMBIENTAIS: |
Bibliografia: | BRASIL. A Convenção sobre Direitos das Pessoas com Deficiência Comentada / Coordenação de Ana Paula Crosara Resende e Flavia Maria de Paiva Vital _ Brasília: Secretaria Especial dos Direitos Humanos. Coordenadoria Nacional para Integração da Pessoa Portadora de Deficiência, 2008. |
Escolas com banheiro acessível
Definição: | Proporção de escolas ativas com banheiro acessível, adequado ao uso de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. |
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Método de Cálculo: | Número de escolas ativas com banheiro acessível, adequado ao uso de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida / Total de escolas ativas x 100 |
Fonte dos Dados: | Censo Escolar da Educação Básica |
Período Coberto: | 2016 - 2020 |
Abrangência Geográfica: | Brasil, Regiões, Unidades da Federação, Municípios. |
Filtros: | Região |
Codificação pela CIF: (Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde) | FATORES AMBIENTAIS: |
Bibliografia: | BRASIL. A Convenção sobre Direitos das Pessoas com Deficiência Comentada / Coordenação de Ana Paula Crosara Resende e Flavia Maria de Paiva Vital _ Brasília: Secretaria Especial dos Direitos Humanos. Coordenadoria Nacional para Integração da Pessoa Portadora de Deficiência, 2008. |