Profissionais (Censo Escolar)
Escolas com um ou mais docentes com deficiência
Definição: | Proporção de escolas ativas com um ou mais docentes com deficiência, transtorno do espectro autista ou altas habilidades_superdotação |
---|---|
Método de Cálculo: | Número de escolas com um ou mais docentes com deficiência, transtorno do espectro autista ou altas habilidades_superdotação / Total de escolas ativas x 100 |
Fonte dos Dados: | Censo Escolar da Educação Básica |
Período Coberto: | 2016-2020 |
Abrangência Geográfica: | Brasil, Regiões, Unidades da Federação, Municípios. |
Filtros: | Região |
Codificação pela CIF: (Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde) | FATORES AMBIENTAIS: |
Bibliografia: | BRASIL. A Convenção sobre Direitos das Pessoas com Deficiência Comentada / Coordenação de Ana Paula Crosara Resende e Flavia Maria de Paiva Vital _ Brasília: Secretaria Especial dos Direitos Humanos. Coordenadoria Nacional para Integração da Pessoa Portadora de Deficiência, 2008. |
Escolas com docentes com deficiência, por tipo de deficiência
Definição: | Proporção de escolas ativas com um ou mais docentes com deficiência, transtorno do espectro autista ou altas habilidades_superdotação, por tipo de deficiência |
---|---|
Método de Cálculo: | Número de escolas com um ou mais docentes com deficiência, transtorno do espectro autista ou altas habilidades_superdotação, por tipo de deficiencia / Total de escolas ativas x 100 |
Fonte dos Dados: | Censo Escolar da Educação Básica |
Período Coberto: | 2016-2020 |
Abrangência Geográfica: | Brasil, Regiões, Unidades da Federação, Municípios. |
Filtros: | Região |
Codificação pela CIF: (Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde) | FATORES AMBIENTAIS: |
Bibliografia: | BRASIL. A Convenção sobre Direitos das Pessoas com Deficiência Comentada / Coordenação de Ana Paula Crosara Resende e Flavia Maria de Paiva Vital _ Brasília: Secretaria Especial dos Direitos Humanos. Coordenadoria Nacional para Integração da Pessoa Portadora de Deficiência, 2008. |
Observaçoes: | (*) Considerando que uma única pessoa pode ter mais de uma deficiência, a soma dos números absolutos de cada tipo de deficiência não corresponde ao número total de pessoas com deficiência. |
Escolas com docentes com formação específica para educação especial
Definição: | Proporção de escolas ativas com docentes com formação continuada específica para educação especial |
---|---|
Método de Cálculo: | Número de escolas ativas com docentes com formação continuada para educação especial / Total de escolas ativas x 100 |
Fonte dos Dados: | Censo Escolar da Educação Básica |
Período Coberto: | 2016-2020 |
Abrangência Geográfica: | Brasil, Regiões, Unidades da Federação, Municípios. |
Filtros: | Região |
Codificação pela CIF: (Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde) | FATORES AMBIENTAIS: |
Bibliografia: | BRASIL. A Convenção sobre Direitos das Pessoas com Deficiência Comentada / Coordenação de Ana Paula Crosara Resende e Flavia Maria de Paiva Vital _ Brasília: Secretaria Especial dos Direitos Humanos. Coordenadoria Nacional para Integração da Pessoa Portadora de Deficiência, 2008. |
Escolas com profissionais de apoio escolar
Definição: | Proporção de escolas ativas com profissional de apoio escolar para alunos com deficiência |
---|---|
Método de Cálculo: | Número de escolas ativas com profissional de apoio escolar para alunos com deficiência / Total de escolas ativas x 100 |
Fonte dos Dados: | Censo Escolar da Educação Básica |
Período Coberto: | 2016-2020 |
Abrangência Geográfica: | Brasil, Regiões, Unidades da Federação, Municípios. |
Filtros: | Região |
Codificação pela CIF: (Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde) | FATORES AMBIENTAIS: |
Bibliografia: | BRASIL. A Convenção sobre Direitos das Pessoas com Deficiência Comentada / Coordenação de Ana Paula Crosara Resende e Flavia Maria de Paiva Vital _ Brasília: Secretaria Especial dos Direitos Humanos. Coordenadoria Nacional para Integração da Pessoa Portadora de Deficiência, 2008. |
Escolas com docentes para atendimento educacional especializado (AEE)
Definição: | Proporção de escolas ativas com docentes para atendimento educacional especializado (AEE) |
---|---|
Método de Cálculo: | Número de escolas ativas com docentes para atendimento educacional especializado (AEE) / Total de escolas ativas x 100 |
Fonte dos Dados: | Censo Escolar da Educação Básica |
Período Coberto: | 2016-2020 |
Abrangência Geográfica: | Brasil, Regiões, Unidades da Federação, Municípios. |
Filtros: | Região |
Codificação pela CIF: (Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde) | FATORES AMBIENTAIS: |
Bibliografia: | BRASIL. A Convenção sobre Direitos das Pessoas com Deficiência Comentada / Coordenação de Ana Paula Crosara Resende e Flavia Maria de Paiva Vital _ Brasília: Secretaria Especial dos Direitos Humanos. Coordenadoria Nacional para Integração da Pessoa Portadora de Deficiência, 2008. |
Escolas com profissional escolar de turma exclusiva (classe especial)
Definição: | Proporção de escolas ativas com profissional escolar de turma exclusiva (classe especial) de alunos com deficiência, transtorno global do desenvolvimento ou altas habilidades_superdotação |
---|---|
Método de Cálculo: | Número de escolas ativas com profissional escolar de turma exclusiva de alunos com deficiência (classe especial), transtorno global do desenvolvimento ou altas habilidades_superdotação / Total de escolas ativas x 100 |
Fonte dos Dados: | Censo Escolar da Educação Básica |
Período Coberto: | 2016-2020 |
Abrangência Geográfica: | Brasil, Regiões, Unidades da Federação, Municípios. |
Filtros: | Região |
Codificação pela CIF: (Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde) | FATORES AMBIENTAIS: |
Bibliografia: | BRASIL. A Convenção sobre Direitos das Pessoas com Deficiência Comentada / Coordenação de Ana Paula Crosara Resende e Flavia Maria de Paiva Vital _ Brasília: Secretaria Especial dos Direitos Humanos. Coordenadoria Nacional para Integração da Pessoa Portadora de Deficiência, 2008. |
Razão entre escolas com atendimento educacional especializado (AEE) e escolas com turma exclusiva (classe especial)
Definição: | Razão de escolas ativas com docentes para atendimento educacional especializado (AEE) em relação às escolas com profissional escolar de turma exclusiva (classe especial) de alunos com deficiência, transtorno global do desenvolvimento ou altas habilidades_superdotação |
---|---|
Método de Cálculo: | Número de escolas ativas com docentes para atendimento educacional especializado (AEE) / Número de escolas ativas com profissional escolar de turma exclusiva (classe especial) de alunos com deficiência, transtorno global do desenvolvimento ou altas habilidades_superdotação |
Fonte dos Dados: | Censo Escolar da Educação Básica |
Período Coberto: | 2016-2020 |
Abrangência Geográfica: | Brasil, Regiões, Unidades da Federação, Municípios. |
Filtros: | Região |
Codificação pela CIF: (Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde) | FATORES AMBIENTAIS: |
Bibliografia: | BRASIL. A Convenção sobre Direitos das Pessoas com Deficiência Comentada / Coordenação de Ana Paula Crosara Resende e Flavia Maria de Paiva Vital _ Brasília: Secretaria Especial dos Direitos Humanos. Coordenadoria Nacional para Integração da Pessoa Portadora de Deficiência, 2008. |